Proposta Pedagógica

Na Escola de Educação Infantil JM a aprendizagem é fundamentada em uma proposta.

O brincar é o eixo principal para o desenvolvimento das atividades, pois a brincadeira

favorece a criança em todos os aspectos, emocional, psicomotor, perceptivo e cognitivo.

Os momentos compartilhados durante a rotina passam a ser significativos para as crianças, que envolvidas em dramatizações com fantoches, simulações de papéis, cantigas de roda e jogos, interagem e experimentam diversas situações importantes

para seu desenvolvimento. Procuramos potencializar na Educação Infantil o desenvolvimento equilibrado de nossos alunos, favorecendo experiências.

Por meio das três dimensões: sensibilidade, estimulação e autonomia, nossos alunos

experimentam, incorporam e desfrutam de suas descobertas, através da mediação dos

professores, proporcionando avanços em seus conhecimentos e novas aprendizagens,

a partir de experiências interessantes, motivadoras e principalmente divertidas. Usando recursos e pesquisas que trabalham o comportamento, o meio ambiente, as palavras e todas as disciplinas para compor projetos que intensificam a união da turma exploram a identidade de cada aluno, além de desenvolverem a criatividade entre outras faculdades intelectuais das crianças.


Todos os níveis da Educação Infantil trabalham com as letras, as palavras, no entanto em todos os níveis se contribuem com a alfabetização. Trabalhamos com o SISTEMA DE ENSINO ANGLO.

Infantil I e II

(Infantil I 4 anos completos até 30 de junho
infantil II 5 anos completos até 30 de junho.)


Em ambas as fases, as crianças possuem uma série maior de atividades do que nos níveis anteriores , realizando projetos que são desenvolvidos em duas etapas: a primeira é feita no concreto, ou seja através da vivência do grupo; e na segunda etapa documenta-se a atividade.


Todos os projetos são interdisciplinares , através deles são confeccionados livros, realizadas dinâmicas , exposições e dramatizações .As preferências alimentares, a personalidade, a idade, o ambiente familiar, o comportamento, a aparência, entre outras características , que permitem o grupo se conhecer melhor e a cada criança desenvolver sua identidade, valorizando as boas maneiras e substituindo aquelas que trazem dificuldades.

Usando recursos e pesquisas que trabalham o comportamento, o meio ambiente, as palavras e todas as disciplinas para compor projetos que intensificam a união da turma exploram a identidade de cada aluno, além de desenvolverem a criatividade entre outras faculdades intelectuais das crianças. Todos os níveis da Educação Infantil trabalham com as letras, as palavras, no entanto em todos os níveis se contribuem com a alfabetização.

Berçário



Nesta fase buscamos a realização de um trabalho essencialmente voltado para o desenvolvimento sensorial e motor, através de sons, imagens e movimentos que estimulem a percepção de tudo que o cerca e os gestos naturais, bem como a iniciação

à comunicação oral. Ainda nesta fase há a preocupação específica com os cuidados de

higiene corporal, alimentação e hábitos saudáveis, essenciais nesta faixa etária.


Nossas berçaristas acompanham nossos bebes em horário integral, até no momento

em que eles estão dormindo, sempre cuidando do seu filho para que ele se sinta

seguro, feliz e muito amado.

Mini-Maternal / Maternal


MINI-MATERNAL. ( 2 anos completos até 30 de junho)

Nesta fase, além de promover o desenvolvimento, principalmente da linguagem oral e dos movimentos corporais, há a iniciação no processo de construção dos conhecimentos específicos, através de jogos, brincadeiras e atividades que vivenciem a exploração do corpo, do ambiente, da cultura e da socialização. A música, os gestos, a literatura infantil e as artes são fontes essenciais do nosso trabalho nesta fase, visando um contexto pedagógico lúdico e significativo para as crianças, proporcionando prazer no aprender. Temos a professora e auxiliar para que cada aluno tenha atenção

exclusiva nos diversos segmentos desta fase tão importante que se incentiva o desapego a chupeta e a retirada da fralda.


MATERNAL ( 3 anos completos até 30 de junho)

Nesta fase, visamos um trabalho voltado para a vivência de atividades que

desenvolvam a criança nos aspectos: cognitivo, motor afetivo-social,... A ênfase está

na construção dos conhecimentos a partir das bases anteriores, enriquecendo de

forma lúdica a aprendizagem, através de estímulos direcionados à ampliação dos

saberes das crianças, promovendo a máxima exploração dos movimentos corporais,

do ambiente, dos recursos, da cultura e da interação social e corporal. O trabalho de

ética e cidadania passa a ter maior amplitude no contexto, desenvolvendo conceitos

de valorização do meio ambiente, de respeito, de coletividade, e de integração social.

Tudo isso sendo trabalhado com o Sistema de Ensino Anglo.


Aulas Específicas

Informática

A informática na Educação Infantil é utilizada como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem. As atividades realizadas com o computador em sala de aula, aliadas a um projeto pedagógico, são complementares ao processo de alfabetização das crianças. O contato desde cedo com o micro possibilita exercitar a coordenação motora por meio do manuseio do mouse e identificar as letras, números e símbolos no teclado. Os jogos digitais proporcionam de uma forma prazerosa e lúdica, a descoberta, o exercício da reflexão e do raciocínio lógico-matemático.
O computador atua como um elemento integrador de atividades da escola e favorecedor da leitura e da escrita. Desperta a curiosidade dos alunos e estimula a construção de conhecimento, cada aluno em seu ritmo.
As aulas acontecem uma vez na semana.

Ballet

O ballet clássico é uma atividade física e artística que além de servir como base para as mais diversas danças, propicia a conscientização corporal, melhora na coordenação motora, ritmo, flexibilidade e boa postura.

A aula é voltado para crianças a partir dos três anos de idade e desperta o gosto pela dança e pela própria expressão a partir do próprio corpo.
As aulas acontecem a partir de atividades lúdicas, onde a criança tem seu primeiro contato com a técnica clássica e noções de uma postura correta. A aula auxilia no desenvolvimento das capacidades e habilidades da criança como um todo, levando em conta seu mundo imaginário e suas fantasias.

As aulas acontecem uma vez na semana e podem participar alunas a partir do maternal (3 anos).

Música

No período pré-escolar, as canções de ninar ajudam a aproximar as crianças do educador. As brincadeiras com palmas, rodas e cirandas ajudam no desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde cedo.

O ambiente escolar para a criança deve estar repleto de repertórios musicais, principalmente com os sons da natureza e a relação de entendimento entre o barulho e o silêncio, elementos diferenciadores no entendimento de uma música verdadeira.
É necessário sempre diversificar os repertório pré-escolar, as crianças gostam de ter contato com diferente estilos musicais. As danças e rodopios é um bom exercício físico e ajuda no desenvolvimento da fala.

A música na Educação Infantil deve ser uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e momento feliz para a criança. Cada momento musical deve incentivar ações, comportamento motores e gestuais. Entendemos a musicalidade como uma tendência que leva o ser humano para a música, quanto maior a musicalidade e mais cedo à mesma é incentivada no indivíduo, mais rápido será seu desenvolvimento.


Educação Física

As crianças estimulam a imaginação, aprende a respeitar as regras, etc. O professor  sempre é interventor, ajudando o aluno a desenvolver seus conhecimentos, habilidades e relações sociais. O professor  entende sempre cada estágio de desenvolvimento, para estimular corretamente cada etapa. Esses estímulos podem fazer a criança se desenvolver de uma forma mais acelerada. “A partir de brincadeiras e jogos podemos aprimorar as capacidades físicas básicas como saltar, correr, arremessar, pular, subir. O cognitivo como lógica, situações em que os professores colocam os alunos para que eles achem a solução e a parte afetiva, como trabalhar em equipe, saber lidar com uma situação desagradável e estressante”.

Os principais objetivos da atividade física infantil são: o domínio do controle corporal; diferenciar cada parte do corpo através do movimento; a noção de espaço e tempo; melhorar o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade; e cooperar em atividades de grupo.

 

Futebol

As aulas de Futebol, na Educação Infantil, possibilitam aos alunos a interação e a sociabilidade. Permitem também, que os alunos conheçam seu corpo em movimento e que troquem experiências junto aos outros.

Através de atividades específicas da modalidade e apropriadas para a faixa etária os alunos vivenciam regras, chutes, dribles, passes e jogos.

 

 

 

 

 

Inglês

Para ensinar e divertir a turminha de 3 a 5 anos, nada melhor do que aulas com histórias de aventura e muito humor apresentadas em desenhos animados e vídeos interativos, entre outros, que fazem as crianças adorarem o tempo que passam em sala de aula. Elas aprendem sem perceber, mesmo. A aulas inclui ainda brincadeiras, jogos e músicas que tornam o aprendizado mais prazeroso.